quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Não teve jeito

Foi assim que trilhei meu caminho para o trabalho hoje de manhã. Era 12h e fazia um calor injusto. Completamente injusto. Mas não teve jeito, eu tinha que ir, eu tinha que estar lá fazendo todas aquelas coisas pois me pagam com dinheiro.

E não é comum pagarem você com dinheiro. Tinha que aproveitar, pois paradoxalmente é com dinheiro que eu vou ter que pagar todas as coisas. Todas elas, todas são trocadas por dinheiro. Troca-se comida por dinheiro, carros por dinheiro, casas por dinheiro, extração de dente se paga com dinheiro, batatas se consegue com dinheiro, repolhos, bolinhas de gude, pijamas, carneiros, papel, e toda sorte de coisas que gente que tem dinheiro tem, são pagas com o dinheiro.

Se não tiver dinheiro, ai você não terá nenhuma dessas coisas. Não importa mesmo quanto importantante seja para você, não importa se vai valer sua vida, não importa se você der sua palavra, sua roupa do corpo ou seus dentes. Sem dinheiro, sinto muito, não vai ter jeito.

E não teve jeito. Cheguei ao trabalho e trabalhei. Trabalhei a tarde toda, não vi o sol se pôr, saí só de noite. Passei no mercado, comprei pão, queijo, coca e alface e paguei com dinheiro. E estava um trânsito justo. Mas o ônibus estava injustamente cheio. Não tenho dinheiro para vir pra casa sentado.

A alface ficou meio amassada da viagem, mas a coca não. Já me alimentei dela, já me hidratei dela e já estou cansado.

Meu dia já acabou e amanhã será outro igual - eu vi na previsão do tempo. Então, se eu não postar nada aqui, é só ler este post de novo.

Nenhum comentário: